Entre os dias 18 e 23 de junho de 2023, uma comitiva de gestores da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) esteve em Portugal para conhecer o Serviço Nacional de Saúde. A diretora de Pós-Graduação em Saúde da ESP/CE, Olivia Bessa, que faz parte da equipe da pesquisa Concluintes e Egressos como fontes de dados para avaliação de programas de residência, integrou o grupo, que realizou visitas técnicas ao Ministério da Saúde, instituições de ensino – como a Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa – e Unidades de Saúde Familiar (USFs) de diversas localidades em Lisboa, Cascais, Covelo e Figueira da Foz.
As USFs são estratégias do governo português para melhorar a saúde primária, com equipes multiprofissionais, reunindo médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde. Entre os assuntos abordados durante a semana de visitas, destacam-se governança, financiamento em saúde, formação de médicos de família, além do funcionamento, em detalhes, do sistema de saúde do país europeu.
Produto de uma consultoria financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Programa de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada à Saúde (Proexmaes II), e coordenada pela Unidade de Gerenciamento de Projetos (UGP) da Sesa, a programação teve também o apoio da Associação Nacional de Unidades de Saúde Familiar de Portugal (USF-AN) e do Ministério da Saúde português.