Parte da equipe do projeto Concluintes e egressos como fontes de dados para avaliação de programas de residência esteve presente ao 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, o Abrascão, que ocorreu no período de 19 a 24 de novembro de 2022 na cidade de Salvador-Bahia, e cujo tema central foi Saúde é democracia: diversidade, equidade e justiça social.
A coordenadora do projeto, Adriana Cavalcanti de Aguiar, e as pesquisadoras Irene Rocha Kalil e Elisângela Aparecida da Silva Lizzi participaram como autoras da comunicação intitulada Residências em saúde no Brasil: uma revisão de escopo, que integrou o Eixo 11 – Educação e Formação em Saúde Coletiva, mais especificamente a sessão dedicada às práticas formativas na saúde coletiva em diferentes contextos.
Apresentando resultados da revisão de escopo sobre residências em saúde no Brasil, coordenada pela Prof. Adriana, a comunicação tinha como autores, ainda, os pesquisadores Sidney Marcel Domingues, Elaine Franco dos Santos Araújo e Roberta Cristina Barbosa Gaudêncio e os estagiários Rubia Fernandes da Silva, Enzo Marasco Caetano e Pedro da Silva Sobrinho.
Além de participar como ouvintes das mesas, que debatiam temas relevantes, como formação profissional, desafios do SUS, racismo institucional, tecnologia e inovação, saúde e mundo do trabalho, informação, comunicação e saúde, entre outros, as pesquisadoras aproveitaram a enorme reunião nacional do campo da Saúde Coletiva para divulgar o projeto do estudo com egressos e concluintes, e para convidar respondentes elegíveis e lideranças a fortalecerem a coleta de dados da pesquisa.